Por: Rodrigo Macedo de Almeida
Aluno do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional - UNINTER
Polo
– São João Del Rei/MG
Fonte:
Escola de Ensino Médio Flavio Rodrigues
Em um sentido mais amplo podemos entender a educação como um processo de
atuação da comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo, afim
de que possa atuar em uma sociedade pronta para buscar aceitação
dos objetivos coletivos. É a cada momento colocar a prova a
superação das pessoas em face de sua própria limitação seja física
ou intelectual, para que possamos enxergar esta importância
principalmente nas crianças, podendo assim completar o processo de
desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da
criança, do ser humano em geral, visando à sua melhor interação
individual e social. A educação é fundamental na formação de
nossas crianças, sendo que somente através dela é que
poderíamos vislumbrar a esperança de um futuro melhor, mais justo e
menos desigual e preconceito, e com muito mais oportunidades positivas.
Bem
mais que um espaço físico, a escola se torna imprescindível neste
contexto, principalmente em tempos atuais, num vasto avanço
tecnológico, onde vários são os recursos para implementarmos uma
educação inclusiva e de altíssima qualidade. Uma preocupação
constante dos educadores, pedagogos, com certeza tem que ser com
crianças especiais, portadores de qualquer tipo de necessidade, onde sairá na frente a escola que tiver uma sala
multifuncional, ambiente este dotado
de equipamentos, mobiliários, materiais de didáticos e pedagógicos
para oferta de um atendimento educacional especializado que tem como
objetivo: promover condições de acesso, participação e
aprendizagem, fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e
pedagógicos e assim poder eliminar as barreiras do processo de
ensino aprendizagem. Esta acessibilidade possue livros didáticos
em braile, áudio e linguagem de sinais (LIBRAS), recursos
tecnológicos como tablet, notebooks, aplicativos e softwares que
auxiliam uma comunicação alternativa. Daremos ênfase aqui a um
software desenvolvido pela Universidade de Brasília- UNB, o
PARTICIPAR 2, totalmente gratuito cujo objetivo é servir de
ferramenta para apoiar e complementar o processo inicial de
alfabetização funcional de crianças, jovens e adultos, com
deficiência intelectual. O software conta com recursos multimídia
de áudio e vídeo para facilitar a motivação do aluno. Este
programa não é um método de alfabetização, mas trata-se de mais um
recurso pedagógico para auxiliar o professor nos seus trabalhos de
aprendizagem. As aulas são realizadas em salas recursos, onde
utilizam-se computadores, notebooks e/ou tablets. Crianças a partir
dos 04 anos de idade até adultos podem ser submetidos a este
recurso.
A Escola
Municipal Doutor Kleber Vasquez Filgueiras, da cidade de São João Del Rei (MG), utiliza o programa, sendo que as crianças são apoiadas pela professora Maria Angélica Espirito Santo Silva, que relatou à redação sobre a facilidade no manuseio e de sua
eficácia na alfabetização de crianças que apresente qualquer
necessidade especial.
Quer um mundo mais justo e participativo? Vamos começar pela educação, garantido a inclusão de nossas crianças portadoras de necessidades especiais em nossas escolas.
O software pode ser baixado gratuitamente por pessoas físicas através do seguinte endereço: http://www.projetoparticipar.unb.br/download-participar-2.
http://innovatorbrasil.com.br/biblioteca/participar-2/
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