segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SUPERA TODA E QUALQUER DIFICULDADE

Por: Rodrigo Macedo de Almeida
Aluno do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional - UNINTER
Polo – São João Del Rei/MG



                                                                Fonte: Escola de Ensino Médio Flavio Rodrigues

Em um sentido mais amplo podemos entender a educação como um processo de atuação da comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo, afim de que possa atuar em uma sociedade pronta para buscar aceitação dos objetivos coletivos. É a cada momento colocar a prova a superação das pessoas em face de sua própria limitação seja física ou intelectual, para que possamos enxergar esta importância principalmente nas crianças, podendo assim completar o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança, do ser humano em geral, visando à sua melhor interação individual e social. A educação é fundamental na formação de nossas crianças, sendo que somente através dela é que poderíamos vislumbrar a esperança de um futuro melhor, mais justo e menos desigual e preconceito, e com muito mais oportunidades positivas.

Fonte:http://centraldeinteligenciaacademica.blogspot.com.br

Bem mais que um espaço físico, a escola se torna imprescindível neste contexto, principalmente em tempos atuais, num vasto avanço tecnológico, onde vários são os recursos para implementarmos uma educação inclusiva e de altíssima qualidade. Uma preocupação constante dos educadores, pedagogos, com certeza tem que ser com crianças especiais, portadores de qualquer tipo de necessidade, onde sairá na frente a escola que tiver uma sala multifuncional, ambiente este dotado de equipamentos, mobiliários, materiais de didáticos e pedagógicos para oferta de um atendimento educacional especializado que tem como objetivo: promover condições de acesso, participação e aprendizagem, fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos e assim poder eliminar as barreiras do processo de ensino aprendizagem. Esta acessibilidade possue livros didáticos em braile, áudio e linguagem de sinais (LIBRAS), recursos tecnológicos como tablet, notebooks, aplicativos e softwares que auxiliam uma comunicação alternativa. Daremos ênfase aqui a um software desenvolvido pela Universidade de Brasília- UNB, o PARTICIPAR 2, totalmente gratuito cujo objetivo é servir de ferramenta para apoiar e complementar o processo inicial de alfabetização funcional de crianças, jovens e adultos, com deficiência intelectual.  O software conta com recursos multimídia de áudio e vídeo para facilitar a motivação do aluno. Este programa não é um método de alfabetização, mas trata-se de mais um recurso pedagógico para auxiliar o professor nos seus trabalhos de aprendizagem. As aulas são realizadas em salas recursos, onde utilizam-se computadores, notebooks e/ou tablets. Crianças a partir dos 04 anos de idade até adultos podem ser submetidos a este recurso.
A Escola Municipal Doutor Kleber Vasquez Filgueiras, da cidade de São João Del Rei (MG), utiliza o programa, sendo que as crianças são apoiadas pela professora Maria Angélica Espirito Santo Silva, que relatou à redação sobre a facilidade no manuseio e de sua eficácia na alfabetização de crianças que apresente qualquer necessidade especial.
Quer um mundo mais justo e participativo? Vamos começar pela educação, garantido a inclusão de nossas crianças portadoras de necessidades especiais em nossas escolas.
O software pode ser baixado gratuitamente por pessoas físicas através do seguinte endereço: http://www.projetoparticipar.unb.br/download-participar-2. 

                                 http://innovatorbrasil.com.br/biblioteca/participar-2/

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